História do E-Marketing


"E-Marketing" é o marketing de produtos ou serviços na Internet.
A Internet tem trazido vários benefícios únicos ao marketing, sendo um deles os baixos custos e as maiores capacidades para a distribuição da informação e mídia para uma audiência mundial. A natureza interactiva do marketing na Internet, em termos de fornecer respostas instantâneas, é uma qualidade única deste mediador. É considerado às vezes que o marketing na Internet possui um escopo mais amplo devido não só ao fato de que ele se refere à mídia digital, como a Internet em si e e-mails, como também inclui sistemas que proporcionam o gerenciamento dos dados de cliente digital.


Características importantes do marketing na Internet

  • Efeito imediato – permite uma enorme rapidez na implementação das campanhas promocionais e apresentação de novos produtos/serviços.
  • Personalização – é a chave para passar do tradicional marketing para um marketing one-to-one.
  • Quantificação – a Internet permite mensurar as visitas, pesquisas, etc.
  • Envolvimento do utilizador – novas formas de envolvimento do cliente uma vez que este é inevitavelmente interactivo.
  • Efeito de rede – a comunicação entre cliente é importante. Os clientes tem maior capacidade de construir ou destruir a reputação de empresas ou marcas.
Razões para apostar no marketing de Internet
  • Crescimento dos utilizadores na internet.
  • Aumento das compras via internet.
  • Novas formas de fazer negócio.
  • Resolver disfunções competitivas.
  • Diversificar canais.
  • Atrair novos clientes.




Finalidade

O Marketing e o e-Marketing visam a mesma finalidade: a aplicação de técnicas, métodos e sistemas que permitam a adequação da oferta (produtos, serviços, ideias) em todas as suas vertentes (preço, distribuição, comunicação) à satisfação das necessidades detectadas ou pressentidas nos consumidores. O e-Marketing pode ser considerado a aplicação da filosofia de Marketing às novas tecnologias.